AMAN75-83
O tema é: Confraria

Fundação Osorio

Por: LUIZ SÉRGIO MELUCCI SALGUEIRO - CEL - PREDIDENTE DA FUNDAÇÃO OSORIO
Em: 14 de FEVEREIRO de 2014







A ideia de custear os estudos de algumas órfãs de militares já existia desde a criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro, mas foi o Marechal Nepomuceno Mallet que, em 1907, aproveitando as discussões sobre as comemorações do centenário do Marechal Osorio, levou o projeto aos seus superiores e conseguiu lançar a ideia para a criação da Fundação. Neste mesmo ano, materializando esse objetivo, foi desenvolvido um trabalho filantrópico, com recursos arrecadados entre oficiais do Exército e da Armada, amparando e educando um pequeno número de meninas.

A comissão organizadora do centenário de Osorio se transformou numa Associação, cuja finalidade era a criação de um estabelecimento de educação bem mais estruturado e exclusivamente destinado às filhas órfãs de militares de terra e mar, nos mesmos moldes das mais modernas instituições de ensino existentes na Europa.

Após muito esforço e alguns anos de espera, a semente germinou. A Fundação Osorio foi criada pelo Decreto Nº 14856, de 1º de junho de 1921, sendo o Presidente da República, Epitácio Pessoa, e o Ministro da Guerra, o Marechal Hermes da Fonseca, deixando de ser apenas um sonho para se tornar um estabelecimento educacional.

Em 24 de maio de 1926, nas valiosas propriedades de Santa Alexandrina, no Rio Comprido, adquiridas pelos nossos primeiros administradores, foi construído o Liceu e foram feitas as adaptações na casa que recebeu a primeira turma de meninas. A Vila Getúlio e o Edifício Epitácio Pessoa foram incorporados ao patrimônio da Fundação na década de 40, enquanto que o mais novo pavilhão, o "Marquês do Herval", foi erguido em 1978.

A Fundação Osorio é uma entidade de direito público com personalidade jurídica, patrimônio próprio e autonomia administrativa, vinculada ao Comando do Exército por delegação do Ministério da Defesa. Está instalada em uma área com cerca de 200 mil m², no bairro do Rio Comprido, próximo ao Centro do Rio de Janeiro e a vários bairros das zonas norte e sul da cidade. Atende a mais de 900 alunos, meninas e meninos, instruindo e educando desde os primeiros anos escolares até o ensino médio/profissionalizante.

A Lei Nº 9026, de 10 de abril de 1995, alçou a Instituição à categoria de Fundação Pública, proporcionando-lhe aumento de receita e melhoria das instalações. Desta forma, a Fundação Osorio coloca à disposição de seus alunos amplas salas de aula, laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, laboratório de Informática, salas de Artes e uma biblioteca com acervo de aproximadamente 12 mil livros.

Para as atividades extraclasses, a Escola dispõe de uma praça de esportes com ginásio e quadra cobertos para a prática de diferentes modalidades desportivas, um auditório com capacidade para 600 pessoas e salas de música, onde são atendidos o coral, a mini orquestra e a banda de música. A Fundação Osorio disponibiliza, ainda, aos seus alunos, um departamento de saúde com atendimento médico e odontológico. Os alunos contam com refeitório para 400 pessoas onde é servido o café da manhã.

A formação moral do cidadão está presente na vida diária de nossos jovens alunos, que são despertados para o respeito aos Símbolos Nacionais, a reverência às datas cívicas e o culto às tradições da sociedade brasileira. Os integrantes do corpo docente, da coordenação e da administração deste estabelecimento de ensino trabalham nos alunos, juntamente com seus familiares, o desenvolvimento de competências e habilidades que possam torná-los cidadãos plenos, conscientes de seus deveres e de suas responsabilidades.

Aquela semente, lançada em terra fértil, cresceu e é, hoje, árvore frondosa que vem frutificando e entregando à sociedade, a cada ano, turmas de alunos capacitados e preparados para enfrentar desafios.

Como no passado, a missão da Fundação “Doar-se para ensinar” é o lema de todos os seus integrantes. Hoje, os seus recursos são orientados para o cumprimento dessa missão: "Ministrar a educação básica e a profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares, desenvolvendo competências para o trabalho e exercício da cidadania" Apoiado em tradições históricas, esse trabalho é facilitado por alguns parceiros muito importantes, com destaque para o Exército Brasileiro que, entendendo as carências existentes na escola, não mede esforços para nos ajudar.

Estendemos esta solicitação de apoio a todos os militares, que tenham ou não filhos em nossos bancos escolares. Para tanto, a forma de ajudar e contribuir está devidamente explicada em nossa página na internet (http://fosorio.ensino.eb.br). O aumento das consignações e doações é imprescindível para que a visão de futuro, do planejamento estratégico recentemente discutido e aprovado, possa se tornar uma realidade: "ser reconhecida, até 2021, como instituição de ensino de referência, pela excelência da educação que ministra de forma integral"

A Fundação Osorio é uma verdadeira escola de vida, que prima por uma excelente formação intelectual, física, social e religiosa de seus alunos, e se inspira no seu patrono, o General Osorio, para conquistar seus objetivos e manter-se fiel ao seu lema: “Doar-se para ensinar”.



O Grupo AMAN75-83 concita aos amigos, a colaborarem com a Fundação Osorio, que presta um excelente serviço.