Grupo turmas de 1975 a 1983

Estado Federativo

Por Ney de Oliveira Waszak Cel
Em 20 de janeiro de 2013

O mal instalado no Brasil, onde acusamos nossa estrutura política, somente tem uma forma para ser corrigida e esta forma depende dos políticos.

Os políticos e a estrutura de Estado favorece a corrupção e o ganho pessoal, todos sabemos, e para corrigir dependemos dos políticos, novamente.

Um país bem educado não elege corrupto e nem usurpadores ou terroristas, mas para educar bem o cidadão é novamente necessária a ação dos políticos, e a eles não interessa que o cidadão vote corretamente.

Do escrito acima vem minha pergunta: Como resolver o problema?

Somente com uma mobilização nacional do cidadão, sem o concurso de partidos políticos ou qualquer integrante das referidas agremiações, poderemos exigir uma assembléia constituinte que nos refaça os rumos políticos.

Vem outra pergunta: Como nos assegurar que nesta assembléia não estejam os mesmos políticos que queremos combater e execrar do comando da Nação?

O nosso norte e nordeste é a região mais pobre por quê? Será que aos políticos da região não interessa evolução, para que se mantenham nos seus cargos e funções?

Os políticos daquela região sempre se valeram do assistencialismo, o mesmo que agora o governo central se vale para manter-se no poder. O método pernicioso foi copiado e aperfeiçoado para o pior, houve ganho financeiro para várias famílias, sem apoio de produção e atividade laboral.

Todos falam da "Constituição cidadã", que é um balaio de gato que até hoje não está regulamentada, e foi feita para atender aos anseios dos congressistas que a elaboraram.

Vou narrar minha ideia de Federação e de regras para atingirmos o objetivo de sermos um grande País:

01. O parlamento seria diminuído, não vou propor quantidade, mas 513 deputados federais e 81 senadores é um absurdo;

02. Os salários nos três poderes seriam regulados da mesma forma e o índice de aumento seria o mesmo, não teríamos o fato esdrúxulo e claramente corporativista de eu mesmo definir o quanto vou receber, sem a necessidade de gerar recursos. Não haveria auxílio gabinete, correio, passagem aérea, terno, notebook e quem não desejasse ocupar os apartamentos funcionais não receberiam auxílio moradia, e devem marcar ponto de segunda-feira à sexta-feira. Essa história de consultar base já foi feito quando eleito com uma determinada plataforma, e em época de eleição no Estado ou Município, não devem deixar de trabalhar, no congresso, foi para isso que foram eleitos. Qualquer assessoria necessária a qualquer parlamentar deve ser feita por funcionários de carreira ou pelo partido;

03. Os vereadores não seriam remunerados, como ocorre em boa parte do mundo civilizado.

04. As eleições seriam por voto distrital, para eu não ver no congresso, como Deputado ou Senador alguém que nem mora no meu estado;

05.Devemos nos lembrar que vivemos nos Municípios, por isto os recursos advindos do Município devem ficar no Município, uma percentagem será transferida ao Governo Federal, e ao Estadual para que cumpram as suas obrigações voltadas para seu funcionamento burocrático, pessoal e material, segurança, educação no que lhe compete e emergências, com fundos previamente definidos e alocados. Desta forma teríamos a evolução das regiões mais pobres, que vivem de transferência de recursos dos estados mais ricos. Não seria possível o executivo, o legislador e outras ditas autoridades, simplesmente aumentarem seus salários e criarem cargos sem a devida alocação de recursos, sob pena de "Crime de Responsabilidade";

06. O governo Federal regularia o ensino superior e os estados os conduziriam;

07. O governo Estadual regularia os ensinos fundamental e secundário e os Municípios os executariam;

08. Em qualquer ensino gratuito, o aluno ao ser formado poderia ser alocado, com um salário condizente, onde se fizesse necessário, para atender às necessidades do Estado, com a finalidade de restituir ao Estado o custo da formação e acabar com distorções de falta de profissionais em regiões deficitárias na respectiva área, tal contratação por prazo máximo de 5 (cinco) anos, por exemplo;;

09. Em todos os níveis de governo, seria feito um planejamento, com a participação das assembléias correspondentes e setores afins, para o desenvolvimento da sua área de abrangência, município, estado ou federal sendo que o de nível inferior não poderia contrariar ao superior.

10. Na área governamental não haveria nenhum cargo comissionado, qualquer necessidade de serviços especiais, após aprovação de referida assembléia, poderia ser contratada Empresa por licitação, desde que não haja na área do governo funcionário com a função necessária para exercer a atividade. Vou dar um exemplo: O governo financia ao funcionário um curso de Analista de Sistemas e havendo necessidade de se desenvolver um determinado sistema, não poderia contratar qualquer empresa para tal atividade.

11. Nos Ministérios, autarquias e afins não haveria indicação de elementos estranhos à área, os seus gestores, obrigatoriamente deverá ser funcionário de carreira, da respectiva área.

12. Para os cargos no judiciário, haveria eleição de candidatos, devidamente aprovados por regras bem definidas.

Infelizmente podemos concluir que se não houver uma ação traumática, minha proposta ou outra até em melhores condições, acredito que possam existir, nenhuma mudança será proposta por essa corja que se instalou nos governos e legislativo em todos os níveis.

Continuaremos a ver "seca" no nordeste, extração ilegal de madeira, e minérios, não esqueçam do nióbio, ONGs estrangeiras ditando por força política e corrupção o que o governo deve fazer, enchentes causando vítimas e os mesmos discursos no momento de crise, e depois notícia de que o TCU (Tribunal de Contas da União) está investigando para saber o que houve com a verba destinada ao sinistro.

Continuaremos a ver a Petrobras comprar empresas, que não atendem ao propósito, por valor superfaturado e ninguém ir para a cadeia.

Continuaremos a ter condenados como legisladores, e ainda vendo grupos fazendo apologia de que todos estão errados, somente eles, partícipes da corja, estão certos.

Continuaremos a ver o governo federal financiando "parada gay" e propaganda de lula no exterior.

O Brasil está sendo governado por interesses de poder, por terroristas, assaltantes e uma camarilha que se locupleta, somos governados por ONGs financiadas por governos estrangeiros que desejam nossas riquezas. Somos governados por índios, que não são índios, por quilombolas, aos quais não tenho nenhum compromisso, a não ser o compromisso para com qualquer brasileiro independente de cor ou origem, até "gays" querem nos impor uma condição especial para o seu grupo.

Brasileiro já passou a hora de se tomar providências, assistimos ao presidente da República assinar que aceita uma outra nação dentro de nosso país e ocupando nosso território, com leis próprias, vemos ONGs determinando a criação de terras indígenas e quilombolas, vemos o absurdo das campanhas em defesa das matas em detrimento das necessidades da população, tudo orquestrado por governos estrangeiros. Por isto eu digo que já passou a hora de tomarmos providências, nossa carta mgna diz:

As Forças Armadas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais.

(Fale conosco)